INFORMAÇÕES

CONSULTAS

ACESSE

Quem somos

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), implantou, em 2014, o Observatório do Trabalho do município.

Com o objetivo de produzir conhecimento sobre o mercado de trabalho local, bem como subsídios para a formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, o Observatório vem construindo um conjunto de indicadores, estudos e informações – a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais –, que consolidem uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda do município. A disponibilização desse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado é parte da estratégia do Observatório, tendo em vista a ampliação do debate público sobre a temática.

São vários os estudos e análises produzidos pelo Observatório do Trabalho de Curitiba que, de maneira apropriada, se valem das diferentes fontes de informação. Uma das ferramentas é o Sistema de Informações Geográficas para a Internet (SIG-WEB), que agrega um tratamento georreferenciado das informações contidas nas bases de dados de registros administrativos do Ministério do Trabalho (MTb). As informações disponibilizadas pela ferramenta buscam retratar a situação de todos os bairros agregados do município de Curitiba.

O Sistema permite ao usuário a obtenção de informações de emprego e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda na base territorial do município de maneira dinâmica e intuitiva para os usuários. Embora tenha como foco o mundo do trabalho, certamente, é uma ferramenta que permite pensar outras políticas, sobretudo, aquelas que busquem superar desigualdades regionais e promover inclusão social.

Técnico do Observatório
André Marega Pinhel
observatoriocuritiba@dieese.org.br

SMTE – Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego

Endereço: Rua da Glória, 362, Centro Cívico

Curitiba – PR – CEP 80030-060. Tel: (41) 3221-2900

Email: smte@smte.curitiba.pr.gov.br