INFORMAÇÕES

CONSULTAS

ACESSE

Apresentação

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego - SMTE e em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, implantou, em 2015, o Observatório do Mercado de Trabalho do município.

Com o objetivo de produzir conhecimento sobre o mercado de trabalho local que dêem condições para a formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, o Observatório vem construindo um conjunto de indicadores, estudos e informações, a partir de diferentes bases de dados, que consolidem uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda do município de Curitiba. A disponibilização desse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado no tema tem sido a forma de operacionalizar do Observatório.

A utilização das bases de dados dos registros administrativos e das pesquisas domiciliares como elementos constitutivos da construção metodológica para análise do mercado de trabalho local e das políticas públicas de emprego, trabalho e renda, requer a avaliação das limitações e potencialidades das séries históricas, tanto em termos quantitativos como qualitativos. Os impactos sobre a construção metodológica de um trabalho dessa natureza, devido à complexidade do tema, devem levar a análises cuidados e detalhadas acerca de questões como, por exemplo, a qualidade das informações quando desagregadas para o menor nível de observação, como bairros, regiões administrativas, distritos etc.

Já são vários os estudos e análises produzidos pelo Observatório do Mercado de Trabalho de Curitiba, que de maneira apropriada se valem destas diferentes fontes de informação. Aqui se apresenta um deles, o georreferenciamento das informações contidas nas bases de dados de registros administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. As informações contidas neste trabalho buscam retratar 55 regiões do município de Curitiba, na medida das possibilidades dessa desagregação. A partir delas, abre-se um novo universo de análise e compreensão do mundo do trabalho do município, que certamente oferecerão ainda mais subsídios para a inclusão social almejada pelas políticas públicas locais.

Nesta nova versão do georreferenciamento de Curitiba, busca-se construir um sistema que permita ao usuário a obtenção de informações de emprego e programas sociais na base territorial do município de maneira mais dinâmica, com a garantia de que, ao mesmo tempo, permaneça sendo uma ferramenta intuitiva na busca dessas informações.

As pesquisas domiciliares, como a Pesquisa de Emprego e Desemprego - PED (Fundação SEADE/DIEESE), a Pesquisa Mensal de Emprego - PME e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD (IBGE), não permitem desagregação até o nível do município de Curitiba.

SMTE – Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego

Endereço: Rua da Glória, 362, Centro Cívico

Curitiba – PR – CEP 80030-060. Tel: (41) 3221-2900

Email: smte@smte.curitiba.pr.gov.br